Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Se a cota não é a melhor saída, o que vocês acham que deveríamos fazer para haver justiça social e cultural?-Prof. Alessandra

Pedimos igualdade social, mas a cota é algo que destaca o que a população chama de diferente. Se queremos a igualdade, não é assim que a teremos. A população deve ser conscientizada, não somente em escolas, e sim em casa. O exemplo deve vir da família. De que adianta uma palestra, ou uma conversa entre alunos e professor sobre igualdade social e cultural, quando em casa temos uma família preconceituosa? Não existe diferença, não há porque ter na admissão de um emprego, ou na entrada em uma faculdade. Se é direito igual que queremos, temos que lutar para isso. Assim como mulheres lutaram por seu direito de trabalho, de voto e conseguiram, podemos também conseguir igualdade social. Porém, negros sempre dizem que são discriminados , mas ter vantagem com cota em faculdades , não seria uma discriminação ? Quer dizer que por serem negros tem que ter uma ajuda para conseguir algo na vida ? Somos todos iguais , se brancos não tem cota especial negro também não deveria ter. Cotas são para quem tem algum problema, como por exemplo uma deficiência física , isso sim merece uma cota , pois não tem como competir de igual para igual com alguém que é saudável. Há o preconceito, isso é fato, mas uma vantagem para a entrada numa faculdade não fará isso terminar. Um negro ao entrar numa faculdade por cota certamente irá ouvir "entrou por cota, não por merecimento". Negros, assim como brancos ou pessoa de qualquer outra etnia, tem que mostrar capacidade, fazer esforço por sua vaga.

Um comentário:

  1. Pensei muito antes de responder...
    E respondo com outras perguntas, que rondaram muito minha cabeça:
    O que será que pensam as pessoas que não entram nas cotas para alunos de escolas pública, cotas de negros e cotas de índios?
    Quantas vagas sobram para quem está fora dessas cotas?
    É justo? O que é justiça?
    Será que mesmo dentro de uma cota, como por exemplo, a cota para alunos que vem de escola pública, a competição é justa? Todos os alunos que vem de escola pública tem as mesmas oportunidades?
    Sei lá Carol, há muito ainda o que discutir. É preciso sim discutir, pois as coisas não são simples, quando há tanta gente envolvida... E se hoje discutimos e mudamos algo (pelo menos em nós), seremos pais diferentes. E formamos pessoas, a partir de nós, mais tolerantes e que possam conviver melhor. Não é que tenhamos que pensar igual aos outros e sim respeitar o direito do outro de pensar, agir e ser diferente de nós, não acha?

    Você me ajuda a refletir e pensar!
    Suas participações movimentam minhas idéias!
    Milhões de beijos!
    Alê

    ResponderExcluir